O tema predominante deste número da revista é o mundo urbano com toda a sua complexidade constitutiva e nossas reações, fugas, buscas, preconceitos. aprofundamentos no seguimento ao Evangelho de Jesus Cristo. Encontramos na cidade a expressão mais densa desta realidade que se apresenta em uma vertiginosa dinamicidade e pluriformidade. Assim, inseridos neste turbilhão, buscamos uma lógica iluminadora para o ser cristão através de uma presença concreta enquanto Igreja Católica. O momento exige uma grande capacidade de olhar e ouvir, de contemplar e discernir tanto para dentro de nós como para o exterior e as. relações existentes e possíveis. Talvez precisamos nos extasiar diante do urbano, reconhecendo nele a manifestação do numinoso divino e o espaço de experiência do sagrado. Como negar que este mundo é ao mesmo tempo tremendo e fascinante, que ao ser abarcado já nos foge das mãos, que ao ser compreendido já nos surpreende com uma inesperada dimensão quase que totalmente nova e desafiante? Não podemos deixar de reconhecer aí o Espírito divino que tudo recria, que renova a facunda terra, que fecunda com Vida Nova como a séculos liturgicamente professamos em nossa fé.
O teólogo João Batista Libanio abre amplamente o tema em sua Entrevista sobre a cidade, elencando diversas tendências que o processo urbano apresenta, as quais necessitam ser consideradas para o discernimento da vocação cristã, especialmente na formação de presbíteros e religiosos em vista das pastorais e da missão evangelizadora atuais e futuras.
Concretizado o tema, Alcido Kunzler apresenta reflexões oriundas da sua experiência pastoral como presbítero na Diocese de Chapecó em seu artigo percepções em torno do “casamento” que vem se construindo como um novo “ethos” desafiadora reflexão teológica.
Cleocir Bonetti nos ajuda a superar o antagonismo entre cidade e cristianismo presente em parte do imaginário teológico atual, fazendo um resgate histórico desta relação em seu artigo cristianismo e cidade: uma visão histórica.
Como um dos frutos da Semana Teológica da Diocese de Chapecó, Clair Lovera e Rodinei Balbinot escrevem do rural ao urbano: mudança de eixo na ação evangelizadora apresentando diversos desafios depois de uma análise do contexto histórico daquela região.
Para concluir o tema, Dirceu Benincá nos narra a experiência urbana concreta que está se realizando em Erechim na construção de um projeto de organizar a Igreja em forma de Rede de Comunidades no seu artigo por uma nova organização eclesial.
Este número da Revista nos traz o resumo de quatro monografias apresentadas no ITEPA por estudantes do quarto ano do curso Regular de Teologia: João Carlos Zanella em o processo de reorganização da comunidade Santa Luzia à luz de At 2,42—4 7; José Tarcízio Hentz em a presença dos pais na catequese comunitáriada primeira Eucaristia; Nelson Pereira da Silva em os bem-aventurados do Pai num contexto neoliberal (Mt 5,1—12) e Renato Estevão Biasi em tentativa de interpretação da cultura e religiosidade Kaingang.
Trecho retirado do editorial, por Pe. Alexander Mello Jaeger.
Nesta edição você encontrará:
- Entrevista sobre a cidade com João Batista Libânio
- Percepções em torno do “casamento”, texto de Pe. Alcido Kunzler
- Cristianismo e cidade: uma visão histórica, texto de Pe. Cleocir Bonetti
- Do rural ao urbano: mudança de eixo na ação evangelizadora, texto de Pe. Clair Lovera e Pe. Rodinei Balbinot
- Por uma nova organização eclesial, texto de Pe. Dirceu Beninca
- Entre outros
Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.
Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa – Pastoral Urbana
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 66
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Setembro de 2002
Páginas: 62