Colocamos em suas mãos e para sua análise, o último número deste ano, de nossa revista. Trata—se de um esforço sincero feito pela comunidade educativa do ITEPA. Com isso queremos continuar respondendo, ao menos em parte, aos objetivos e às expectativas que fazem nossa preocupação. Nossos leitores são os muitos amigos que estamos fazendo dentro e gora do ITEPA.
Durante o ano de 1990 estabelecemos no ITEPA um eixo sobre o qual nos propusemos girar. Trata—se da ESPIRITUALIDADE, entendida como o espírito que dinamiza o ser, o pensar e o agir do cristão. Esta dimensão, também com suas ambiguidades e seus conflitos esteve presente nas salas de aula, nos encontros comunitários e na busca de cada um. CARLOS ZORZI descobriu que esta preocupação está presente um pouco em todas as instituições congêneres e oferece uma “amostra—grátis” do que foi o encontro nacional do EBET. Sobre o mesmo tema INÊS dá o seu toque. A turma do 4º ano do ITEPA assinala algumas
de suas convicções de Vida que foram sendo constituídas durante o curso de Teologia. E a espiritualidade aparece com o elemento fundante de suas convicções.
Nesta edição conclue-se a publicação da contribuição que nos deixou F. ALTEMEYER sobre a eclesiologia na A.L., uma preciosa ajuda para repensar a prática pastoral: afinal, para onde vamos? Por caminhos diferentes, mas com a mesma preocupação ANGELO e ALTÉRIO iniciam a discussão sobre o pentecostalismo e a religiosidade popular. Certamente, outros a continuarão.
A passagem de E. CANSI pela região foi uma espécie de ventania galopante pelas coxilhas dos pagos… Na verdade, nada de novo ele disse e nada demais ele propôs! Apenas cobrou posturas e compromissos já assumidos… Nessa altura, ninguém mais duvida de que a CATEQUESE OU SE RENOVA ou fica conversando sozinha… Ou sera que vamos perpetuar o que sempre foi feito?
Do “OIAPOQUE ao CHUI” ouve—se um lamento e se fazem interrogações: como dizer que o Evangelho e a BOA NOTICIA aos cidadãs e a cidade? Em outras palavras: como evangelizar a cidade e na cidade? BENINCÁ e BARBIERI se arriscam a opinar.
O CONCÍLIO VATICANO II está de festa… Será permitido pensar num bolo? Afinal, 25 anos merecem ser lembrados e celebrados, pois o Vaticano II não é uma saudade de algo que se foi, mas uma esperança. Por isso, não esta proibido continuar sonhando… É isso que o DINO está querendo dizer!
GIRELLI relembra que as CEBs são um espaço privilegiado de evangelização das culturas oprimidas e com isso ajuda a preparar o 7º Encontro Estadual de CEBs que o pessoal de Santa Cruz do Sul está organizando com o maior amor. É muito importante ler e discutir o tema, pois Santo Domingo vem aí como um acontecimento de Igreja!
O pessoal da Bíblia volta com três temas: GHENO trabalha a parábola do “grande banquete”,tocando, desta forma, no coração mesmo do Evangelho. Por sua vez, ELISEU e OLIVIO reafirmam o ÊXODO como eixo, motor e cabide do AT e como tal, um tema que não se esgota no seu evento histórico, mas aponta o dinamismo todo da vida e da historia: quem não assumir a vida como um caminho dinâmico, vai se dar mal… N. TONELLO levanta a suspeita de que a “mulher encurvada” de Lc 13,10—17, pode estar dentro de você! Se não no corpo, talvez na alma.,. É bom conferir.
A seção ESPAÇO ABERTO traz algumas novidades que merecem sua atenção. Verifique.
Nesta edição você encontrará:
- Educação e espiritualidade, texto de Carlos L. Zorzi
- Espiritualidade da encarnação à luz do I volume das Cartas de Julia Billiart, texto de Inês Terezinha Weber
- Eclesiologia na América Latina pós-Medellín (continuação), texto de Pe. Fernando Altemeyer Junior
- Pentecostalismo e religiosidade popular, texto de Angelo Cenci e Altério Troian
- Entrevista com Frei Bernardo Cansi
- Desafios pastorais presentes no meio urbano, texto de Dirceu benincá e Hilário Barbieri
- Jubileu do Concílio Ecumênico Vaticano II 1965 – 1990, texto de Pe. Dino Antônio Ciotta
- As CEBs, espaço de evangelização das culturas oprimidas, texto de Pe. Valter Girelli
- O grande banquete (Lc 14,15-24), texto de Pe. José Gehno
- O Livro do Êxodo, texto de Eliseu Vicensi e Olívio Lúcio Dembogurski
- Minha senhora: Quem te encurvou?, texto de Pe. Nelson Tonello
Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.
Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 19
Mês/Ano: Novembro/1990
Páginas: 86