É com alegria que vos apresentamos a 84ª edição da revista Caminhando com o Itepa (CCI). Nesta edição vamos refletir sobre o tema da Ecologia.
Vivemos em tempos de crise e transformação. Crise porque do ponto de vista ecológico, toda a criação e, de modo especial o homem, encontra-se ameaçada: a ação predatória do homem sobre a natureza acabara colocando em risco sua própria sobrevivência. De transformação, porque ante ante contexto ecoam vozes clamando por mudança, um momento privilegiado para resgatarmos a dignidade da criação. Nosso objetivo aqui é possibilitar ao amigo/a leitor/a uma visão geral do problema e convida-lo/a a conosco contribuir para a mudança deste quadro.
O entrevistado desta edição é o professor Pe. Rene Zanadrea, professor do Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo — Itepa e assistente da Comunidadede Teologia e Filosofia D. Helder Câmara de Vacaria. Este reflete o tema da CF 2007: Fraternidade e Amazônia, a luz de sua experiência missionária na Arquidiocese de Manaus — AM, como enviado da Diocese de Vacaria. A partilha de sua experiência tem como intuito lançar-nos a uma nova leitura da realidade amazônica, até então pouco conhecida e, ao mesmo tempo, muito complexa. Uma realidade marcada pela tensão entre o antigo — caracterizado pela coexistência e “cumplicidade” entre homem e natureza — e o novo — a urbanização, industrialização, biopirataria, e cultura de exploração.
A seção “artigos” inicia com a participação do professor Ms. Pe. Jair Carlesso, professor do Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo — Itepa e assessor da Comunidade de Filosofia da Diocese de Erexim. Em seu artigo, intitulado “Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores… ”(Ap. 7,3)! Em busca de uma hermenêutica ecológica da Bíblia” Jair Carlesso provoca para a necessidade de uma leitura bíblica que tenha como preocupação central “salvar a vida e a Terra”. Para tanto, sua abordagem está centrada em dois eixos: 1. Hermenêutica Ecológica; 2. A Criação numa perspectiva ecológica. No primeiro faz uma leitura sobre o significado do termo ecologia, a importância do pensar ecológico e as possibilidades de uma leitura bíblica na perspectiva ecológica. No segundo eixo desenvolve um estudo exegético e hermenêutico da perícope do primeiro relato da criação (Gn 1,1-2a) tendo por horizonte a dramática situação em que esta se encontra.
Em seguida somos contemplados pelo artigo de Eliane Thaines, bióloga, professora, especialista em Educação Ambiental e Mestre em Educação. Ante a situação crítica da realidade ecológica Eliane procura apontar possíveis caminhos a serem trilhados com vistas na preservação e recuperação de dois importantes biomas brasileiros: a Amazônia e a Mata Atlântica. Partindo de uma rápida apresentação da complexidade e importância destes biomas do ponto de vista ecológico, Eliane aponta para a necessidade de preservação e uso sustentáveldos recursos ecológicos destes biomas: além de denunciar a exploração desordenada da Amazônia e Mata Atlântica vai mostrar que é possível garantir o desenvolvimento sem agredir a natureza.
Na sequência, Luciane Rodrigues, professora de geografia, mestre em educação pela Universidadede Passo Fundo e participante da Coordenação de Inovações Educacionais e Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, nos privilegia com seu artigo “A relação-cultura e meio ambiente ”. O referido artigo faz jus ao título, apresentando de forma muito interessante a relação entre cultura e meio ambiente, que sofrem influencias mútuas. A autora apresenta ainda, entre outros aspectos, a idéia de sustentabilidade ambiental, e para chegar a isso propõem a educação ambiental e a superação da racionalidade instrumental.
O quarto texto apresentado na seção “artigos” é uma rica contribuição do Pe. Pedro Baldissera, deputado estadual de Santa Catarina. O artigo chamado “Água hoje e sempre” busca propiciar uma reflexão sobre a situação dos recursos hídricos em geral e em especial sobre o Aquífero Guarani. Além disso, Pe. Pedro traz presente vários dados sobre diferentes assuntos, que contribuem imensamente para a reflexão acerca da ecologia. Dentro do grande tema que é a água, esse texto especifica assuntos como: disponibilidade de água no planeta, uso da água, ciclo hidrográfico, mata ciliar, Aquífero Guarani e, porfim, declaração universal dos direitos da água.
Dois artigos formam a seção “Espaço aberto” dessa edição. No primeiro, o agrônomo Maico José Argenton faz um questionamento, que já aparece no título do texto: “Natureza, você sabe cuidar dela?” Prosseguindo com o tema ecologia, Maico faz um apelo a refletirmos como estamos nos relacionado com o meio ambiente. No segundo artigo, François Cristiano Cousseau, aluno do ltepa, propõem uma séria reflexão sobre o diálogo inter—religioso. Para isso trata de questões como o fundamentalismo e a relação entre terrorismo e imperialismo. O texto aponta ainda, caminhos para o diálogo.
Em fim, a equipe da revista Caminhando Com o ltepa deseja a todos e a todas uma estimulante e proveitosa leitura, bem como um ótimo ano de 2007.
Trecho retirado do editorial por François Cristiano Cousseau e Mauro Luiz Argenton.
Nesta edição você encontrará:
- Entrevista com Pe. Rene A. Zanandrea, sobre a CF 2007
- “Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores…” (Ap 7,3)! Em busca de uma hermenêutica ecológica da Bíblia, texto de Pe. Jair Carlesso
- Ecologia e educação ambiental: Trilhando Caminhos Sustentáveis em Biomas Brasileiros, texto de Elaine Thaines
- A Relação Cultura e Meio Ambiente, texto de Luciane D. Rodrigues
- Água hoje e sempre, texto de Pe. Pedro Baldissera
- Entre outros
Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.
Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa – Ecologia
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 84
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: abril/2007
Páginas: 89