Curso de Extensão em Teologia na Área Pastoral de Carazinho

A formação é um dos pontos chaves para a valorização dos Leigos e Leigas. Pensando nisso a área pastoral de Carazinho iniciou no ano passado o curso de extensão em teologia  em parceria com a Itepa Faculdades. Depois de um ano e meio de formação já é possível colher alguns frutos deste processo.

O primeiro deles é o fortalecimento da fé, bem como a purificação da mesma. Como diz a Primeira carta de Pedro 3,15 é necessário dar razões à fé àqueles que a pedem. Este é um processo bonito de encanto com as coisas de Deus, com o estudo bíblico, liturgia, espiritualidade, pastoral e os documentos da Igreja. A fé vai ganhando elementos novos, ou melhor dizendo, vai agregando valores aos elementos genuínos da fé, aquilo que sempre se acreditou, agora com maior clareza e profundidade.

Outro ponto importante observado desta caminhada até aqui realizada é a atuação dos participantes do curso nas atividades pastorais. A maioria já tem engajamento pastoral e, a partir da formação em Teologia, estão qualificando sua atuação nas comunidades eclesiais. Além disso, pessoas que, por curiosidade, vieram em busca da formação já estão buscando um modo de participar mais ativo na vida da Igreja. Um bom exemplo é o engajamento de novas pessoas na liturgia, na catequese, nos Conselhos de Pastoral. E porque não falar da criatividade surgida em fazer um programa radiofônico todos os sábados na Rádio Gazeta com a presença de participantes do curso e convidados para falar da fé e da Palavra de Deus.

Ainda, destaca-se a dedicação dos participantes e o espírito de grupo. Aos poucos a turma foi se entrosando, gerando um clima de familiaridade. As dúvidas são sempre compartilhadas e respeitosamente ouvidas. É no diálogo que se cresce, tanto os professores quanto os próprios estudantes. Essas preocupações com a Igreja, com a sociedade, com os caminhos da fé proporcionam debates importantes e de grande crescimento.

O futuro desta formação teológica ficará por conta dos participantes com a formação permanente e o estudo bíblico. Como diz Jesus, é preciso continuar tirando deste baú tão incrível que é a Teologia conhecimentos novos e velhos.