A Oração em tempos de distanciamento social

Disciplina: A Oração em tempos de distanciamento social

Prof.: Ms. Pe. Rene Zanandréa

Carga horária: 40h/a
Período: agosto-novembro 2020

Objetivo Geral

Refletir a vida de oração em tempos de distanciamento social a partir de experiências pessoais e comunitárias no intuito de fazer frente aos desafios contemporâneos.

Objetivos específicos

  • Conhecer e debater a respeito das experiências de oração pessoal, familiar e comunitária em tempos de distanciamento social.
  • Discutir e aprofundar os desafios que surgem para a ação evangelizadora, a partir do fenômeno da pandemia do Covid-19.
  • Identificar a Sagrada Escritura como fonte prioritária da vida orante.
  • Experimentar alguns métodos de oração cristã no formato on-line e/ou a campo.

Ementa

Jesus rezava e ensinou a rezar; a oração na era cristã e no berço da fé contemporânea; a Palavra de Deus como fonte da oração cristã; métodos de oração cristã; o silêncio orante.

Metodologia

Os encontros de estudo se darão no formato virtual através de uma plataforma disponível (provavelmente no Google Meet). A organização das aulas prevê a discussão da essência da vida de oração cristã pessoal, num primeiro momento; depois vislumbra alguns elementos constitutivos da oração em família; e culmina com a reflexão e experimentação acerca da vida de oração comunitária.

Aulas expositivas e com espaços para o diálogo ou debate do assunto proposto; coordenação de experiências de oração em mutirão; pesquisas e partilhas de outras práticas e experiências (exteriores à turma); vídeo; exercícios de preparação de oração;

Avaliação

Participação e corresponsabilidade nas aulas; aprofundamento e partilha de elementos acerca do tema.

Cronograma

Encontros semanais, às sextas-feiras. Início do curso: 28 de agosto de 2020, às 19h30.

Curso Oração em tempos de distanciamento social – Lista de Participantes