Revista Caminhando Com o Itepa – CCI

Início » Revista CCI

Edição Atual

Revista CCI, Edição 123 – Planejamento Pastoral

Os tempos mudaram? Ou mudou o que é colocado no coração do tempo? Estão relativamente distantes os tempos em que o pai de família, o professor na escola, o padre na Igreja, o prefeito...

Apresentação

A revista Caminhando Com o ItepaCCI, com três publicações anuais e com aprovação dos textos pelo Conselho Editorial leva ao conhecimento da sociedade as reflexões teológicas produzidas por docentes e acadêmicos da IES e de outras instituições.  Ao publicar  temas atuais, contribui com a ação evangelizadora e com a cidadania.

A Revista CCI assume o desafio da reflexão teológica alicerçada na formação humana e cristã. Tem como princípio o Método Histórico Evangelizador que prima pelo diálogo e participação, consistindo numa atitude permanente de construção do caminho. É coordenada por uma equipe de docentes e acadêmicos vinculados à Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades, da Província Eclesiástica de Passo Fundo e Diocese de Chapecó/SC. Muitos olhares se debruçam na análise lapidar dos textos buscando sempre propósito de produção do conhecimento Teológico Pastoral.

As submissões de textos podem ser feitas através do e-mail revista@itepa.com.br

Processo de avaliação dos artigos

Os trabalhos submetidos à Revista Caminhando Com o Itepa devem estar de acordo com o tema proposto na Chamada para Publicação disponibilizada neste site e, fisicamente, por cartas circulares e nos murais destinadas a comunicações. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres dos membros Conselho Editorial, que poderão aceitá-los, recusá-los ou sugerir alterações. As submissões poderão ainda sofrer uma seleção final pelo Conselho Editorial, quando o número de artigos aprovados for significativamente superior à média de ensaios publicados por Revista. A Revista Caminhando Com o Itepa reserva-se ao direito de editar os artigos aceitos, realizando, quando necessário, pequenas correções ou modificações que não alterem o estilo do autor, ou seja, correção ortográfica e metodológica. Somente serão consideradas as submissões que estiverem de acordo com o tema proposto na Chamada de Publicação.

Direitos e responsabilidades dos autores

  • Os artigos devem ser preferencialmente inéditos e não terem sido encaminhados para avaliação simultânea em outros periódicos.
  • Opiniões, conceitos e afirmações expressos nos artigos são de inteira responsabilidade do(s) autor (es).
  • Não serão publicados mais de um artigo do mesmo autor em cada número da revista.
  • Aceitam-se submissões de pesquisadores, professores, acadêmicos e de todos os interessados incluindo-se grupos de pesquisa e reflexão.
  • Buscam-se submissões que representem contribuição original ao tema em estudo. Não serão publicadas submissões que omitam um claro posicionamento do autor quanto ao tema enfocado, limitando-se a resenhas de publicações anteriores.
  • Não serão publicados artigos fora da temática proposta na Chamada de Publicação.
  • No final dos trabalhos informar endereço completo, afiliação, telefone e e-mail, para envio de correspondências.

Diretrizes para a submissão de artigos

  • Formato do arquivo: Docx;
  • Margens: Superior e esquerda: 3cm; direita e inferior: 2cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Parágrafo: entre linhas: 1,5; alinhamento justificado; 6pt de espaçamento entre parágrafos;
  • Número de páginas: O texto deverá ter extensão de no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, incluindo-se as referências, ilustrações, quadros, tabelas e gráficos;
  • Imagens/figuras (fotos, gráficos, desenhos…): devem ser limitadas ao mínimo possível, incorporadas ao texto, identificadas, e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. Além do texto com as figuras na posição desejadas, enviá-las em arquivo separado. Direitos de reprodução da imagem, quando necessário: de responsabilidade do autor do texto;
  • Tabelas e quadros: devem ser numerados, consecutivamente, em algarismos arábicos, e a legenda colocada na parte superior dos mesmos. A referência, no texto, também deverá ser em algarismos arábicos;
  • Notas de rodapé: serão indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável;
  • Formato: os artigos devem seguir a seguinte ordem: título centralizado , indicação de autor (à direita), resumo e palavras-chave, abstract ou resumen (resumo em inglês ou espanhol), keywords ou palabras-clave (inglês ou espanhol), texto principal e referências; (em nota de rodapé indicações acadêmicas do autor);
  • As submissões de textos deverão ser feitas através do e-mail itepa@itepa.com.br

Partes e formatos exigidos

  • Título do artigo em português: título centralizado, em caixa alta, negrito, fonte 12, seguido do título na língua estrangeira (inglês ou espanhol), centralizado, em caixa baixa (com iniciais em maiúsculo), negrito, fonte 12, contendo no máximo 12 palavras.
  • Nome(s) do(s) autor(es), à direita, acompanhado de chamada numérica para nota de rodapé contendo sua titulação, filiação institucional e e-mail.
  • Resumo e palavras-chave: Escrever a palavra resumo (em negrito), em maiúscula, separada do texto por dois pontos. Resumo de no máximo 250 palavras, em português seguido das palavras-chave (3-5). Resumo e palavras-chave em língua inglesa ou espanhola. O resumo deve ter espaçamento simples.
  • Introdução: propósito do estudo e descrição dos avanços obtidos com a pesquisa, não sendo incluídos dados ou informações de conclusão do trabalho.
  • Desenvolvimento do Texto: Apresentar de modo ordenado e detalhado o assunto tratado, dividido em sessões e subseções. Podem conter imagens e tabelas.
  • Considerações Finais: O texto deve ser concluído com a apresentação de considerações finais. As citações, nesta parte, devem ser utilizadas quando absolutamente necessárias para fundamentar o estudo.
  • Referências: apenas às obras mencionadas no texto, ao final do trabalho, em ordem alfabética, alinhadas à margem esquerda, digitadas em espaço simples e separadas entre si por linha em branco. Digitar o nome de livros e revistas nas referências e no corpo do ensaio em itálico sem negrito.

Citações e referências

  • Livros (como citá-los): SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo. Edição. Tradução. Local: Editora, data. n° páginas ou volumes (série, n° ou volume)
  • Artigos em periódicos (como citá-los): autor do artigo (SOBRENOME, prenome). Título do artigo. Nome do periódico, local da publicação, volume (v.), n° dos fascículos (n.), página inicial e final do artigo (p.), mês abreviado. Ano de publicação
  • Dissertações e teses (como citá-los): SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo. Local, data. N° de páginas ou volumes. Categoria (grau e área de concentração). Instituição.
  • Referência a documentos em meio eletrônico (como citá-los): mesmo procedimento, acrescentando: Disponível em: <URL completa> Acesso em: dia mês (abreviado) ano. Ex.: SOBRENOME, prenome. Título: subtítulo, edição. Tradução. Local: Editora, data. n° páginas ou volumes (série, n° ou volume). Disponível em: <URL completa> Acesso em: dia mês (abreviado) ano.
  • Citações (como citá-los): literais, com mais de 5 linhas, em parágrafo recuado, em espaço 1, fonte 10, seguidas de parêntese contendo o sobrenome do autor do referido texto em letras maiúsculas, ano de publicação e página do texto citado. Citações diretas com menos de 3 linhas: incorporadas ao texto, entre aspas (NBR -10520/2002) Ex: (FRARE, 2012, p. 13)

Número 123 (Agosto de 2018)

Planejamento Pastoral.

Número 124 (Novembro de 2018)

Pastoral do Dízimo.

Edições anteriores disponíveis em formato digital

Cursos
Materiais
Próximos Eventos