Documentos institucionais

Início » Documentos institucionais

Como instituição de ensino, pesquisa e extensão no campo da Teologia, a Itepa Faculdades sistematiza a organização do curso de bacharelado em Teologia, seus objetivos e metas no Projeto Pedagógico do Curso- PPC. No Projeto de Desenvolvimento Institucional – PDI traça um horizonte para sua missão prevendo-a em quinquênios, conforme exigências do MEC. Em outras palavras, o PPC traça a perspectiva dos caminhos, constituindo-se em instrumento-chave da gestão acadêmica, enquanto o PDI define, estrategicamente, períodos para execução de suas metas.

O PPC é resultado de um longo processo de estudos, discussões, análises e sistematizações da prática pedagógica, dos compromissos historicamente assumidos, tendo presente a legislação civil e eclesiástica a respeito da formação teológica. Para a elaboração do PPC com a participação das diversas instâncias da comunidade acadêmica, tendo em vista a missão institucional  como Instituição de Ensino Superior (IES).

O PPC referencia-se nas diretrizes da Igreja para formação, especialmente nas Diretrizes para Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (CNBB, Doc. 93), na Ratio Fundamentalis Sacerdotalis e nas diretrizes oriundas do Ministério da Educação e Cultura – MEC, tais como o CNE/CES n. 241/99, que trata da criação dos cursos de Teologia; o Parecer CNE/118/2009, que orienta os processos referentes ao credenciamento de novas Instituições de Ensino Superior e o credenciamento dos cursos de Teologia, bacharelado; o Parecer CNE/CES n. 60/2014, que dá as bases para a Teologia aprovadas pela resolução nº 4, de 16 de setembro de 2016.

Plano de Desenvolvimento Institucional
Acesse o documento aqui.

Projeto Pedagógico do Curso- PPC
Acesse o documento aqui.