Escola Diaconal

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Na Diocese de Erexim o diaconado permanente foi assumido desde o início de sua história, sendo uma experiência muito significativa. Acompanhados por um padre, os diáconos permanentes têm uma coordenação diocesana, ligada à coordenação dos diáconos do Regional Sul III da CNBB. Em âmbito de Diocese de Erexim, realizam um retiro anual e participam de duas reuniões anuais do presbitério da Diocese. No segundo semestre de 2014, o Arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri, solicitou à Itepa Faculdades a elaboração de um pré-projeto de Escola Diaconal, que foi apresentado na reunião da Província Eclesiástica em 21/10/2014. Ao finalizar o ano 2016, em acordo, Dom José Gislon e Dom Rodolfo Luís Weber optaram por efetivar o projeto da Escola Diaconal, a partir de março de 2017, tendo por local o Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim.

Justificativa

O que justifica a criação da Escola Diaconal na Província Eclesiástica de Passo Fundo é o fato de que o diaconado permanente é um ministério da/na Igreja e que a preparação feita no próprio local favorece, pela proximidade e, sobretudo, por poder ser feita a partir da realidade das próprias Dioceses implicadas.

As Diretrizes para o Diaconado Permanente (Doc. 96) afirmam que “o diaconado é um ministério”, presente na Igreja desde os seus primórdios (n. 1). O livro dos Atos dos Apóstolos revela que o diaconado fazia parte da Igreja Primitiva (At 6,1-6). Segundo o documento da CNBB, na Igreja Primitiva “há vários escritos que se referem à vida e à ação dos diáconos” (n. 2), tendo como destaque, nos primeiros séculos, “a dimensão da caridade”. A diaconia era concebida como “a expressão concreta do amor” e “vivida como consequência do seguimento de Jesus” (n. 3). Por isso, compreende-se hoje que o diaconado, “antes de ser um serviço, é uma vocação, um dom de Deus à sua Igreja” (n. 131).

Para as Diretrizes para o Diaconado Permanente, “a missão do diácono está ligada ao Cristo-Servo. […] ser ícone de Cristo-Servidor constitui a identidade profunda do diácono” (n. 40). Ao mesmo tempo, o diácono permanente, “por sua condição de ministro ordenado e inserido nas complexas situações humanas, tem um amplo campo de serviço em nosso continente” (n. 41).

Num contexto marcado por muitas mudanças e inúmeras incertezas, a qualificação dos agentes de pastoral e, sobretudo, dos ministros ordenados, como é o caso dos diáconos permanentes, faz-se extremamente necessária. Neste sentido, o Doc. 96 da CNBB prescreve que os diáconos “sejam habilitados para servir o povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade” (n. 46).

Objetivo

Oferecer um curso de formação para candidatos ao Diaconado Permanente em sintonia com as orientações do Magistério da Igreja para tal ministério e respondendo às necessidades das Igrejas Particulares da Província Eclesiástica de Passo Fundo.

Componentes curriculares

Diante da importância do ministério diaconal, no processo formativo duas dimensões são fundamentais: a intelectual e a humano-espiritual. No que diz respeito à dimensão intelectual, os conteúdos serão trabalhados em 3 anos, aglutinados em três eixos centrais:

  • 2017, fundamentação bíblica (Sagrada Escritura);
  • 2018, fundamentação histórico-teológica (Igreja);
  • 2019, fundamentação pastoral (Missão).

Junto com o conteúdo, será trabalhada transversalmente a dimensão humano-espiritual, na reflexão de alguns temas específicos, na convivência cotidiana do grupo, na participação de cada um na caminhada do curso, nos momentos orantes e celebrativos, nos retiros concluintes de cada ano do curso.

Organização da Escola Diaconal

Coordenação:  Pe. Valter Girelli, Pe. Jair Carlesso, Pe. Maicon Malacarne, Pe. Jorge Dallagnol e Diác. Pascoal Pozza

Local: Seminário Nossa Senhora de Fátima – Erechim

Hospedagem e Aulas: Seminário Nossa Senhora de Fátima – Erechim

Horários previstos: sexta-feiras, das 18h às 22h; sábados 7h às 17h.

Projeto do Curso

Confira o Projeto Completo aqui.

Cronograma de Aulas

Acesse aqui o cronograma de aulas da Escola Diaconal e a lista de professores.

 

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