Bacharelado em Teologia

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O curso de Bacharelado em Teologia da Itepa Faculdades foi autorizado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, através da Portaria n° 154, de 3 de fevereiro de 2009, publicada no Diário Oficial da União de 06 de fevereiro de 2009 e reconhecido pelo Ministério da Educação, MEC, através da Portaria nº 213, publicada no DOU de 17 de maio de 2013, oferecendo 25 (vinte e cinco) vagas anualmente.

O curso tem duração de 8 semestres, totalizando carga horária de 3.170 (três mil cento e setenta) horas, incluindo 200 (duzentas) horas de Atividades Complementares.

Perfil do Egresso

Os objetivos do curso estão em sintonia com as orientações da Igreja e do MEC, apresenta-se o perfil do egresso do curso de Bacharelado em Teologia da Itepa Faculdades e com as orientações do MEC. Assim, ao desenvolver as competências, habilidades e atitudes inerentes à ação evangelizadora, o egresso deverá ser capaz de:

  • Assimilar e compreender os conceitos da tradição bíblica, teológica e eclesial Católica, desenvolvendo a capacidade de estabelecer correlações entre os mesmos e as diferentes situações práticas da vida na igreja e na sociedade;
  • Estar continuamente aberto à realidade, com seus desafios estruturais e conjunturais, e comprometer-se com os valores éticos, com a justiça social, com a fraternidade universal e a cidadania;
  • Manter um diálogo permanente e interdisciplinar com as diversas áreas do conhecimento visando contribuir com a humanização de cada indivíduo e da sociedade;
  • Estar aberto e promover o diálogo ecumênico com e entre as igrejas cristãs em vista do crescimento na fé e cultivar diálogos inter-religiosos e com a sociedade civil, promovendo a humanização;
  • Compreender o fenômeno humano e a busca do sentido da vida no mundo sob a ótica da teologia, mediante consideração do ser humano como um ser integral em suas múltiplas relações sociais e ambientais;
  • Ler e compreender textos teológicos, demonstrando capacidade para crítica, análise, reflexão, interpretação e comentário dos mesmos, bem como utilizar adequadamente, no contexto de uma visão sistêmica, os diversos conceitos teológicos em sua relação com os desafios do cotidiano;
  • Ler, interpretar e proclamar as sagradas escrituras nas comunidades e nos mais variados ambientes na perspectiva do testemunho do amor incondicional de deus para com o ser humano e com toda a criação, considerando a diversidade religiosa e cultural na qual se está inserido;
  • Comprometer-se com a evangelização e a defesa da vida, em todas as suas dimensões, contribuindo na missão evangelizadora em vista da realização do objetivo de Jesus: “vida em abundância para todos” (Jo 10,10);
  • Atender, acolher e aconselhar pessoas com amor e empatia, auxiliando-as em questões de vida e de fé nas mais diversas situações vivenciais, considerando, em especial, situações de crise, dor e sofrimento, sobretudo dos mais pobres;
  • Valorizar e amar as pessoas em sua individualidade e sociabilidade, mediante o cultivo do relacionamento interpessoal e empático com elas, a valorização da visitação, da inclusão social e da inserção na vida comunitária, tendo em vista o resgate do ser humano e sua dignidade de forma integral;
  • Trabalhar em equipe, com competência e habilidade, desenvolvendo processos participativos na gestão das comunidades eclesiais, tendo em vista suas necessidades, e estabelecer relações construtivas na busca de solução dos conflitos;
  • Organizar participativamente a ação evangelizadora e presidir as celebrações da palavra e/ou da eucaristia, como servidor do povo de deus, na perspectiva de desenvolver as potencialidades existentes nas comunidades eclesiais;
  • Cultivar um projeto pessoal de vida, de espiritualidade e autoformação, cuidando de si mesmo e das outras pessoas, conforme recomenda o apóstolo Paulo: “cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo os constituiu como guardiães, para apascentarem a Igreja de Deus” (At 20,28);
  • Ler, interpretar e compreender os “sinais dos tempos”, atento às mudanças conjunturais e seu significado teológico;
  • Exercer a liderança espiritual junto ao Povo de Deus e, a partir de uma atitude de amor, humildade, diálogo e serviço, formar multiplicadores e líderes para atender as mais diversas necessidades das comunidades eclesiais e da sociedade;
  • Manter-se aberto à formação continuada, implicando no espírito do discipulado e da conversão permanentes.

Grupos de pesquisa

  • Comunidade das Comunidades
    Ms. Prof. Pe. Ari dos Reis
  • Grupo de Espiritualidade e Estudo (re)vivendo Dom Helder Camara
    Dr. Pe. Ivanir A. Rampon
  • Os Santos do Povo: trajetórias à luz das Bem-aventuranças
    Prof. Me. Selina Maria Dal Moro e o Prof. Me. Pe. Ivanir A. Rodighero
  • Leigos e Leigas cristãos/ãs: identidade, dignidade e missão na Igreja e na sociedade
    Prof. Me. Selina Maria Dal Moro
  • Teologia, negritude e sociedade
    Ms. Prof. Pe. Ari dos Reis

Composição curricular

Confira a grade curricular do Curso de Bacharelado em Teologia.
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Cronogramas de Aulas 2018

Confira o cronograma de aulas do Curso de Bacharelado em Teologia do ano de 2018.
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Corpo Docente

A Itepa Faculdades, tendo em vista sua missão institucional,  prima pela qualificação de seu corpo docente. As Dioceses Associadas, desde a criação da IES, investem na qualificação dos professores, pois têm como preocupação básica a formação de presbíteros e de lideranças eclesiais para a inserção em suas atividades sociopastorais. O atual corpo docente é constituído como segue:

Prof. Pe. Ademir Rubini
Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia.
Prof. Pe. Ari Antonio dos Reis
Mestre em Teologia Pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção.
Prof. Pe. Cezar Menegat
Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo.
Prof. Pe. Clair Favreto
Doutor em Liturgia Pastoral pelo Istituto di Liturgia Pastorale di Padova, Itália.
Prof. Pe. Claudio Antonio Prescendo
Mestre em Ética Social e Desenvolvimento Humano pela Universidade Alberto Hurtado, Santiago do Chile.
Prof. Pe. Cleocir Bonetti
Mestre pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Itália.
Profª. Cleusa Andreata
Doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Prof. Pe. Dirceu Balestrin
Mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Prof. Pe. Elisandro Fiametti
Doutor em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo.
Prof. Pe. Elisandro Guindani
Especialista em Metodologia Pastoral pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
Prof. Pe. François Cristiano Cousseau
Especialista em psicopedagogia e mestrando em Direito Canônico (Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina).
Prof. Pe. Ivanir Antonio Rampon
Doutor em Teologia Espiritual (Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, 2011).
Prof. Pe. Ivanir Antonio Rodighero
Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1995).
Prof. Pe. Jair Carlesso
Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (2000).
Prof. Pe. Nelson Isidoro Tonello
Especialista em Ciências Bíblicas pelo Instituto Nacional de Pastoral(1989)
Prof. Neri José Mezadri
Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2007).
Prof. Pe. Rene Antonio Zanandréa
Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2009).
Prof. Pe. Rogério Luiz Zanini
Mestre (Pontifícia Universidade Católica PUC/RS, 2012).
Profª. Selina Maria Dal Moro
Mestre em Educação Área Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas (1985).
Prof. Pe. Valter Girelli
Especialista em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção(1989).

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