Consumir a vida, junto aos pobres, fascinado por Jesus

Santo Oscar Romero
Santo Oscar Romero: o cristianismo é uma pessoa, que me amou, que pede nosso amor...

“A santidade no mundo atual” foi uma temática abordada com ênfase na disciplina de Produção Textual III, pois o processo de ler, estudar, escrever sobre Teologia Espiritual objetiva ser um apelo à santidade. Neste sentido, aprofundou-se aspectos da Exortação Apostólica do Papa Francisco Gaudete et Exsultate e o exemplo de santidade de Santo Oscar Romero. Segundo o Papa Francisco, Santo Oscar Romero “deixou as seguranças do mundo, incluindo a própria incolumidade, para consumir a vida – como pede o Evangelho – junto dos pobres e do seu povo, com o coração fascinado por Jesus e pelos irmãos”.

Na disciplina, foram abordadas algumas características da espiritualidade/santidade de Santo Oscar Romero. Ele teve uma vida centrada na pessoa e no projeto de Jesus Cristo. Em uma das suas homilias, disse: “Irmãos, eu gostaria de gravar no coração de cada um esta ideia: o cristianismo não é um conjunto de verdades nas quais devemos acreditar, de leis que devem ser cumpridas, de proibições! Assim se torna muito repugnante. O cristianismo é uma pessoa, que me nos amou tanto, que pede nosso amor. O cristianismo é Jesus Cristo e o Evangelho.” Santo Oscar valorizava muito a vivência do Sacramento do Batismo; vivia profundamente a compaixão para com os irmãos, especialmente, os pobres; exerceu a profecia; assumiu a cruz e foi fiel aos desígnios de Deus.

A disciplina de Produção Textual III teve o seguinte cronograma: A produção textual: a) o escrever (pesquisar, registrar, contemplar); b) o apelo à santidade; e c) a partilha dos projetos de pesquisa. No tocante à partilha dos projetos, visualizou-se que estão sendo elaborados textos espirituais sobre diversas temáticas, entre elas: acompanhamento espiritual aos familiares de pacientes neurológicos; iniciação à vida cristã; contemplação do mistério na celebração litúrgica; a partilha do pão em João, 6; a catequese batismal; e, a virtude da humildade. A disciplina é ministrada pelos professores Ivanir Antonio Rodighero e Ivanir Antonio Rampon.