Eficácia da Vida Espiritual é questão abordada na Pós-Graduação em Espiritualidade

Pós-graduação: espiritualidade nas Sagradas Escrituras
"... da relação fecunda entre exegese e teologia depende, em grande parte, a eficácia (...) da vida espiritual dos fiéis" (Bento XVI)

“O estudo das Sagradas Escrituras deve ser como que a alma da Sagrada Teologia”. Assim se manifestou a Constituição Dogmática Dei Verbum, do Concílio Ecumênico Vaticano II, nº 24. Já o Papa Bento XVI, na Exortação Apostólica Verbum Domini, nº 31, afirmou que “da relação fecunda entre exegese e teologia depende, em grande parte, a eficácia (…) da vida espiritual dos fiéis”. Tendo em vista estas e outras afirmações do Magistério da Igreja, a Itepa Faculdades oferece um curso de Pós-Graduação em Espiritualidade que preza pela fecunda relação entre exegese e teologia.

A “alma” do curso, de fato, é a Bíblia Sagrada. Na terceira etapa, que está acontecendo em janeiro de 2019, estão sendo estudadas as seguintes disciplinas: 1) Espiritualidade Sapiencial, a partir dos livros Sapienciais, sob a orientação dos professores Jair Carlesso e Nelson Tonello; 2) Espiritualidade Paulina, a partir das Cartas de São Paulo, com o professor Ademir Rubini, 3) Espiritualidade Joanina, a partir dos Escritos Joaninos, com o professor Rogério Zanini.