Encerramento do Curso de Extensão em Teologia – Carazinho

No final de 2018, em Carazinho, encerrou-se o Curso de Extensão em Teologia, promovido pela Itepa Faculdades. Foi um momento especial e de grande alegria, pois celebramos a conclusão de uma etapa significativa em nossa vida de cristãos. Tendo presente isso, destacamos alguns referenciais que nos guiaram no decorrer do processo:

1) Acreditamos em Deus. A nossa fé se fundamenta em Javé, que é Pai, Criador, Libertador e Amoroso. A obra d’Ele é encantadora, repleta de significados e necessita ser cuidada. O profeta Oséias, no capítulo 11, falou que Deus é como um pai ou uma mãe, pois cuida dos seus filhos com laços de amor. Ele se fez criança, pequeno, frágil e cheio de ternura, passou entre nós fazendo o bem, promovendo a vida e ajudando os sofredores. Assim, revelou-nos o caminho do Reino, marcado pela misericórdia, pelo serviço, pela doação, pelo perdão e pela justiça. Ele também nos deixou o Espirito Santo e não nos abandonou, mas continuou presente na Palavra, nos sacramentos, nos irmãos e irmãs, na Igreja e em tantos outros lugares. Assim, entendemos o que a carta aos Romanos diz (10,9): “se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo”.

2) Somos discípulos. “E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? E como pregar, sem ser enviado para isso?” (Rm 10,14-15). Precisamos discernir o que o Senhor tem a nos falar, pois Ele chama constantemente e pede uma adesão radical: “se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e me siga” (Lc 9, 23). O Curso de Extensão em Teologia também exigiu que deixássemos tudo para conhecermos um pouco mais sobre a pessoa de Jesus e o nosso ser Igreja; além disso, ele nos provocou para o enfrentamento de conceitos e práticas, contribuindo para que a vida ganhe um sentido novo. A reflexão nos ajudou a administrar os embates da caminhada e abriu espaço para sermos eternos aprendizes.

3) Procuramos fazer o bem. “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem” (Rm 10,15-16). O maior anúncio ocorre quando vivemos algumas atitudes fundamentais, a exemplo de Jesus, tais como: o amor, o serviço, o perdão, a acolhida, a opção pelos pobres… Este processo já está acontecendo, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido, ou seja, o estudo e a prática do bem precisam continuar. Como são bonitos os passos dos que fazem o bem!

Ao final desta etapa de estudos, comprometemo-nos a vivenciá-los em nossa vida. O que nos cabe, neste momento conclusivo, é agradecer à Itepa Faculdades pelo empenho em difundir, via curso de extensão, os ensinamentos deixados por Cristo e inscritos nos Evangelhos. Seguiremos em frente porque o futuro nos provoca na busca do conhecimento, do testemunho, do serviço e do anúncio.

Moisés Geremia – Acadêmico do 4º ano.