Formação sobre “Afetividade e Sexualidade” com Padre Giovanni Cipriani, C.P.

A Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades promoveu no dia 14 de novembro um dia de estudos sobre Afetividade e Sexualidade, com assessoria do Padre Giovanni Cipriani, C. P. No encontro, trabalhou temas com a afetividade, sentimentos, emoções, homossexualidade, pedofilia, entre outros.

Giovanni Cipriani é padre passionista, doutor em Psicologia pela Universidade “La Sapienza”, de Roma, e em Teologia-Bioética pela Universidade Teológica “Angelicum”, de Roma. Palestrante e articulista na área de bioética e de formação à vida Consagrada. Atualmente é provincial da Província da Exaltação da Santa Cruz. Pela Editora Paulinas, publicou “O embrião humano: na fecundação, o marco da vida” e “A glória da cruz”.

Quando falamos em afetividade não nos referimos a algo que o ser humano possui, mas algo que constitui o próprio ser do ser homem. Somos seres afetivos pois temos sentimentos e emoções. Assim, os sentimentos, provenientes do encontro/relação com outro, produz no homem alegria.

Jesus Cristo assumiu a humanidade por completo. Viveu a maturidade humana vivendo a afetividade, em seus gestos, suas palavras, no seu comportamento.

A afetividade é uma resposta a um estimulo, é uma energia, uma força. Desta forma, o ser humano precisa treinar-se para que possa viver de forma madura e equilibrada a afetividade. Assim, o treino dá-se pelo exercício racional e da vontade, que escolhe os sentimentos pelo qual quer-se viver. Sem isso, o homem torna-se escravo de sua afetividade.

No vídeo, a professora Selina Maria Dal Moro, vice-diretora executiva da Itepa Faculdades, entrevista o Padre Giovanni sobre como cultivar uma espiritualidade que realmente humanize.