Sínodo dos Bispos Sobre a Juventude

Iniciando o mês de outubro, mês dedicado às missões, a Igreja volta o seu olhar para a XV Assembleia Geral dos Bispos que se realiza em Roma dos dias 3 a 28 de outubro de 2018. A temática do Sínodo está voltada para “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Em preparação a esse Sínodo, foi lançado em 2017, um documento preparatório, com uma carta do Papa Francisco aos jovens na qual estava inserido um questionário visando subsidiar os Organismos a expressarem a sua compreensão do mundo juvenil e a ler a sua experiência de acompanhamento vocacional.

Desde o início dos trabalhos pastorais, o Papa Francisco tem se voltado com muito carinho para os jovens. Sua atenção mostra interesse em escutar e perceber as motivações que guiam a vida vocacional no mundo juvenil. Em sua carta, o Papa Francisco diz “um mundo melhor se constrói também graças a vós, à vossa vontade de mudança e à vossa generosidade, não tenhais medo de escutar o Espírito que vos sugere escolhas audazes”. O Papa confia na juventude e pede que a Igreja escute a voz, as dúvidas e até mesmo as críticas, porque é dessa forma que toda a Igreja é capaz de caminhar e os jovens serão cada vez mais provocados a construir uma sociedade mais justa e fraterna.

Os jovens são portadores de aspirações fundamentais de renovação e de conquistas. A Igreja está consciente dessa importância e alegra-se por tantos jovens descobrirem à luz da fé, a própria vocação. Na vida cotidiana, somos marcados por muitos caminhos que dizem levar à verdadeira felicidade. As escolhas são muitas, ao matrimônio, ao ministério ordenado, à vida consagrada e ao exercício profissional responsável por um mundo mais justo e solidário. Mas, também há muitas realidades difíceis, como a drogadição, a indiferença, a violência e muitos outros caminhos que não dão um sentido verdadeiro à vida.

Ao considerar as múltiplas oportunidades que são oferecidas aos jovens, a Igreja através do Sínodo dos Bispos também “quer reiterar o próprio desejo de encontrar, acompanhar e cuidar de cada jovem, sem exceção. Não podemos, nem queremos abandoná-los à solidão e às exclusões às quais o mundo lhes expõe”. (Doc Preparatório) É na força da fé, do discernimento vocacional, que os jovens vão despertando para um projeto de vida capaz de seguir os passos de Jesus com convicção e ousadia. Unimos nossas forças ao Papa Francisco, aos Bispos e aos jovens para que a nossa oração chegue até eles.

Antônio Pereira dos Santos
Acadêmico do IV semestre do curso de bacharelado em Teologia