O chamado a dar sabor e luz ao mundo

Sal da terra e luz do mundo: este é convite sempre atual de Jesus Cristo aos cristãos leigos e leigas. Ser sal da terra e luz do mundo: sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino. Essa foi a temática da aula no dia 28 de setembro com a professora Selina Maria Dal Moro na área pastoral de David Canabarro. A extensão do Curso de Teologia tem seus encontros mensais e reúnem diversas lideranças das paróquias Sagrada Família (de David Canabarro), de Ciríaco (Santa Terezinha), de São Brás (Vanini) e São Domingos (de São Domingos do Sul).

Nos dias atuações faz-se cada vez mais necessária a formação de lideranças. Desta maneira, cada vez mais haverá pessoas sal da terra e luz do mundo. Surgem perguntas tais como: quem é o leigo? Qual é a sua missão? O que seria a Igreja sem a presença do leigo? Não existiria. Precisamos nos dar conta da profícua presença dos leigos.

O documento 105 da CNBB sobre o laicato é um grande passo na Igreja do Brasil. Foi uma tentativa de agregar o que a Igreja veio refletindo até então. Sobressai-se o protagonismo do leigo. O Concílio Vaticano II (1962-1965) Enfatizou a Igreja Povo de Deus. O que nos dá unidade em primeiro lugar é o Batismo de modo que todos os batizados fazem o Sacerdócio comum dos fiéis. A partir dessa compreensão a Igreja tomou caminho diferenciado.

As Conferências do Episcopado Latino-americano foram, principalmente com Medellín, a atualização do Vaticano II. Nas outras conferências aconteceram altos e baixos e muito se quis sufocar o Espírito que dava nova vida. Com o documento de Aparecida enquanto leigos e leigas há um forte apelo de ser Igreja em saída. Ao fim da aula um dos participantes se expressou dizendo assim: “esta noite vamos sair com sentimento de mais pertença à Igreja, nos sentindo mais dignos, porque somos Igreja”. Enfim, sigamos firmes na missão sendo cada vez mais sujeitos na Igreja e no mundo.

Elizeu Lisbôa Moreira
Acadêmico do Curso de Bacharelado em Teologia