Itepa Faculdades realizou retiro anual

Entre os dias 17 e 20 de setembro de 2018, os estudantes da Itepa Faculdades recolheram-se junto às dependências da Casa de Retiro Santa Cruz, propriedade das Irmãs da Congregação Notre Dame. A direção espiritual dos retirantes foi conduzida pela Irmã Imelda Maria Jacoby, que com seu testemunho agregava conteúdo a cada palavra proferida e partilhada. Há anos Irmã Imelda está à frente da Pastoral Carcerária e vive uma espiritualidade profunda de cuidado para com os últimos, os marginalizados, especialmente visíveis no rosto dos homens e mulheres presos e de menores infratores detidos para a vivência de medidas socioeducativas.

O retiro aprofundou reflexões sobre várias dimensões e vários temas que nos constituem como Igreja Católica. Entre eles, um dos mais marcantes, oportunizou a possibilidade de tomarmos consciência de que nós somos seres violentos, que as feridas que nos doem, nós também fazemos doer em outras pessoas. E que o perdão cura o ferido e feridor. O perdão promove a saúde física, favorece o equilíbrio emocional, modifica os comportamentos de tal modo que nos permite pensarmos antes de agir, melhora nossa relação com o grupo e, como consequência contribui com o desenvolvimento humano, fortalece o ânimo e o espírito para construir um mundo em que a solidariedade, o respeito e a cordialidade sejam elementos fundamentais da vida cotidiana. Há um ditado que diz: “A dor existe, mas sofrer é opcional, é uma escolha”.

O retiro foi encerrado no dia 20 de setembro, dia que em comemoramos o Dia do Gaúcho. O ambiente profundamente favorável à reflexão, inspirado pela comemoração regional, transformou-se em poesia, através dos versos do seminarista e tradicionalista, Pablo Cechinato de Lima, da Diocese de Vacaria. Eis o poema:

Poesia nas vésperas da Primavera

Casa de paz e encontro
Lugar de aconchego e amor
Embora se chegue cansado
Sai-se farto de novo vigor

Palavras e atos partilhados
Experiências e sentimentos
Lugar que o sagrado
Como jabuticabeira, faz florescimento

Em suas capelas ou no bosque
Encontramos a nós mesmos
Que pensávamos ter perdido
Em lugares inóspitos e ermos

Na Capela Bom Pastor
É Jesus a resgatar
Nós ovelhas perdidas e teimosas
Que desaprendemos a nos amar

Na Capela Santa Cruz
O lenho do madeiro
Diante dele celebramos
Salvação nossa e do mundo inteiro

Na Capela Sarça Ardente
“Eu sou aquele que sou” está escrito
Questiono-me sobre isso
Será que acredito?

A Capela da Ressurreição
Bem em frente ao cemitério
Lembra-nos que embora vida breve
O que vale é a intensidade do ministério

Há outra capela escondida
Entre todas a mais bela
É a oração feita em vida
Que arde e queima como vela

O lugar dessa luz é com o povo
Em seu meio até nas indústrias
Embora frágil, velho ou novo
Misericórdia e Graça cura todas as angustias.

Pablo Cechinato de Lima
Setor Comunicação Daitepa