Setembro, mês da Bíblia!

Em setembro, recebemos um belo convite da Igreja no Brasil: olhar com mais carinho para a Bíblia, fonte de nossa fé e luz para a missão. A palavra “Bíblia” vem do grego “biblos”, que significa os “livros”. O próprio nome indica que é o livro por excelência, composto por muitos livros que emergiram junto ao Povo de Israel, movido pelo desejo de criar uma literatura que relatasse sua história, suas reflexões, suas sabedorias, sua fé, suas lutas e oração. Toda essa literatura foi inspirada pela fé no Deus único, criador e libertador que lhes revelou: “Estou sempre com vocês!” São Jerônimo,

No Concílio Vaticano II, o sopro do Espírito desencadeou um forte movimento bíblico que trouxe novos ares na leitura da Palavra de Deus. Fazendo memória a São Jerônimo (celebrado no dia 30), o que fez a primeira tradução da Bíblia para o latim, traduzindo os textos do aramaico, hebraico e grego costumava dizer: Conhecer a Bíblia é conhecer a Cristo, ignorar a Bíblia é ignorar a Cristo.

O mês de setembro, escolhido para ser consagrado ao estudo e a reflexão sobre o texto bíblico, tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia na ação evangelizadora, criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação, facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades e colocar a Bíblia nas mãos de todos.

Visando concentrar a atenção sobre questões urgentes, iluminando-as com a leitura bíblica, a Igreja vem, definindo temáticas específicas de reflexão. No Documento de Aparecida, para o período 2016 a 2019 é indicado o aprofundamento sobre o tema: Ser Discípulos Missionários de Jesus Cristo, para que n’Ele nossos povos tenham vida. É importante destacar que o tema central durante estes quatro anos é sempre o mesmo: a defesa da vida. Em 2016, os estudos e reflexões incidiram sobre Miqueias, o profeta de Morasti que pregava a Palavra de Deus defendendo os camponeses pobres, ensinando sobre a vida em família e em comunidade. Era o profeta defensor dos pequenos agricultores. Em 2017, o testemunho mais antigo de uma comunidade, a Primeira Carta aos Tessalonicenses, iluminou o modo de vida em comunidade.

Conforme a proposta pastoral, neste ano de 2018, o livro escolhido é o da Sabedoria a ser lido, meditado e rezado a partir do seguinte princípio: A Sabedoria em defesa da Vida, com o tema específico Para que n’Ele nossos povos tenham vida e o lema: A Sabedoria é um espírito amigo do ser humano (Sb 1,6). porque a Sabedoria expressa a amizade de Deus por nós, seres humanos.

Como viver bem o mês da Bíblia?

O que fazer para que o mês da Bíblia seja uma experiência bonita, pródiga em frutos e nos aproxime da Palavra de Deus, ajudando-nos a viver a fé e a missão com fidelidade? Para que isso se torne realidade é necessário que de forma individual, comunitária e grupal nos aproximemos da leitura do texto bíblico, pois é perfeitamente possível que, juntando os diversos esforços e a oração, haja uma melhor compreensão.

Para o crescimento pessoal que leva à manutenção da pertença comunitária, é preciso aproximar-se da Sagrada Escritura. Perguntar, conhecer, interessar-se, gastar tempo com os textos e dialogar com eles. O silêncio diante da Palavra é necessário. É ele, especialmente que nos leva a saborear a Palavra, sentindo-a com o gosto de um chocolate da boca..

Para isso sugere-se que um espaço da casa seja reservado para ser o “cantinho da oração” (uma cômoda, um espaço na prateleira). Não precisa de muita coisa, apenas alguns objetos sagrados que nos levam a Deus, para que, toda vez que que se chegar ali, o coração saiba que é hora de rezar a Palavra. Cada um tem uma vocação. Podemos ser chamados para a vida em família, para a vida sacerdotal, para a vida consagrada ou para o laicato. A Palavra de Deus é luz que ilumina o caminho e os passos de todos, bastando que sejamos discípulos de Jesus e missionários do Reino de Deus a serviço e em defesa da vida, para todos.

Iluminada pela Palavra revelada a Igreja ensina que o conhecimento e a vivência dos ensinamentos das Sagradas Escrituras levam todo cristão e a comunidade a fazerem um processo de crescimento nas virtudes e na santidade de vida. “Desde a tua infância conheces as sagradas Letras; elas têm o poder de comunicar-te a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra” (2Tm 3,15-17).

Antonio Colle
Acadêmico do Bacharelado em Teologia Itepa Faculdades