Equipes de pesquisa partilham projetos de pesquisa

Com base no princípio de que a pesquisa é educativa, exigindo uma postura de estar a caminho em busca da verdade, esta se tornou, desde os primórdios da Itepa Faculdades, uma de suas preocupações prioritárias.

Face a este imperativo assumido, a Comunidade Acadêmica desta IES reuniu-se no dia 20 de agosto de 2018, das 8h às 11h30min, para apresentação dos resultados dos projetos de pesquisa em andamento e para a apresentação de novos projetos a serem desenvolvidos no ano letivo corrente.

Na apresentação deu-se maior enfoque à Equipe Espiritualidade e Estudo Re-Vivendo Dom Helder Camara, coordenada pelo  Prof. Dr. Pe. Ivanir A. Rampon. A origem do grupo remonta o ano de 2013, com o lançamento do livro O Caminho espiritual de Dom Helder Camara, que publicava a tese de doutorado do Padre Rampon. Com base nesse evento emergiu a necessidade da continuidade dos estudos e aprofundamentos sobre este tema.

Dom Helder Camara foi marcado pelo amor. Ele amava a Eucaristia. Amava a Santa Missa. Amava, de modo especial, a Igreja. Enfim, foi alguém que amou. A Equipe, em sua exposição, buscou explanar o amor de Dom Helder à Igreja, tendo por base a sua participação, formal e informal, no Concílio Ecumênico Vaticano II.

A equipe Espiritualidade e Estudo Re-Vivendo Dom Helder Camara é um grupo interinstitucional, com participação de  Presbíteros, Religiosos, Seminaristas, Leigos e o atual Bispo de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra. Tem por objetivo estudar, rezar e meditar o pensamento helderiano a fim de cultivar e difundir uma espiritualidade libertadora, que busca uma sociedade justa e fraterna.

Seguiu-se a explanação do Prof. Me. Pe. Ivanir A. Rodighero sobre a Equipe de Pesquisa sobre a Religiosidade Popular Mariana, destacando a presença e a importância da devoção mariana no território da Província Eclesiástica de Passo Fundo. No período de atuação do grupo foram feitas pesquisas sobre as romarias de Nossa Senhora de Fátima (Erechim), Nossa Senhora da Luz (Nonoai), Nossa Senhora Consoladora (Ibiaçá), Nossa Senhora da Salete (Marcelino Ramos), Nossa Senhora Aparecida (Passo Fundo) e de Nossa Senhora da Santa Cruz (Erechim).

Algumas publicações atestam o empenho da Equipe, sendo a mais recente o livro Nos Passos de Maria: reflexões sobre as romarias marianas, publicado em 2018, pela Editora Saluz.

O terceiro grupo tem como tema Comunidade de Comunidades e é coordenado pelo Prof. Pe. Me. Ari Antonio dos Reis. Com membros da Itepa Faculdades e de outras instituições de Ensino Superior, o grupo surgiu no Segundo Semestre de 2017, a partir do apelo da Igreja ao publicar o Documento Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia (Doc. 100, CNBB). Em seus estudos, a Equipe busca identificar e analisar a realidade sociocultural, política e religiosa atual; revisitar o tema sobre a paróquia nos movimentos e documentos eclesiais; e apontar luzes para ação evangelizadora a partir da dinâmica comunidade de comunidades.

O Prof. Pe. Ari Antonio dos Reis prosseguiu falando da retomada das atividades da Equipe de pesquisa sobre Teologia, negritude e sociedade. Estudos desta natureza estiveram ativos no período 2004-2007, atualmente estão em processo de retomada. Com o ingresso de novos membros buscar-se-á refletir sobre a negritude, a teologia e a pastoral nos tempos atuais.

Dando sequencia às apresentações, a Prof. Me. Selina Maria Dal Moro e o Prof. Me. Pe. Ivanir A. Rodighero, apresentaram seu novo projeto sobre Religiosidade Popular denominado Os Santos do Povo: trajetórias à luz das Bem-aventuranças. Este grupo nascente buscará estudar pessoas que são consideradas santas, embora ainda não logrem o reconhecimento oficial. Entre elas estão o servo de Deus Monsenhor João Benvegnu, a Sraª Dorothea Farina, a jovem Maria Elizabeth de Oliveira e o Cônego Stanislaw Olejnik.

Na conclusão dos trabalhos a  Prof. Me. Selina Maria Dal Moro explanou sobre o também nascente projeto Leigos e Leigas cristãos/ãs: identidade, dignidade e missão na Igreja e na sociedade. O grupo surgiu a partir da proclamação do Ano do Laicato e da publicação do Doc. 105 da CNBB, Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.