Alguns apontamentos sobre o Laicato no Documento de Aparecida

Profª. Selina Maria Dal Moro

A quinta Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, realizada em Aparecida entre os dias 13 e 31 de maio de 2007, aprofundou, à luz dos documentos do Concílio Vaticano II, os temas já tratados nas Conferências realizadas em Medellín (1968), em Puebla (1979) e em Santo Domingo (1990). Essa Conferência, convocada pelo Papa João Paulo II e confirmada por Bento XVI, teve papel decisivo e inovador, na medida em que fez emergir uma Igreja preocupada com os desafios postos pela realidade e pela pós-modernidade. Além disso, mostrou-se particularmente atenta às questões que ameaçam a vida humana, tais como, a exploração do trabalho e do meio ambiente, a pobreza e os problemas socioeconômicos da atualidade.

Diante do desafiante quadro socioeclesial, nessa Conferência deu-se ênfase ao papel dos Leigos e Leigas e a sua participação nas comunidades. Ao inserir o termo composto “discípulos missionários”, Aparecida deixou claro que todos os batizados, incluindo os Leigos e as Leigas, são discípulos missionários de Jesus e chamados a anunciar o Evangelho. Esse caráter missionário é algo singular para a Igreja Latino-Americana e Caribenha, sobretudo porque no documento se enfatiza que diante das constantes transformações socioeconômicas, os pobres não podem ser esquecidos. A busca por eles é a busca por Cristo, que vive junto a todos. Diante da indiferença que se universaliza,o Filho do Homem faz-se presente no menor dos menores. Por isso, o pobre é o que precisa ser evangelizado e, sobretudo, fraternalmente, curado das feridas abertas ao longo de sua vida sempre marginalizada.

Diante da realidade sofrida da América Latina, o Documento de Aparecida nos apresenta uma Teologia do Laicato forte e vivencial, apresentando Cristo como fonte e foco da missão salvífica. Assim, a Conferência apresenta uma forma de atuação mais audaciosa dos Leigos e Leigas na medida que fortaleceu a percepção de que a missão destes, tanto no mundo como na Igreja, deve superar uma mentalidade clericalista, onde a autoridade eclesiástica se apresenta como referência única para qualquer decisão teológica ou pastoral. Desta forma, o Leigo e a Leiga são chamados a atuar com a liberdade de membros efetivos na Igreja e, assim, anunciar o Evangelho, tornando mais amplo seu campo de trabalho. A Conferência sustenta a ideia de que o Leigo e a Leiga têm importância especial na Igreja e na sociedade, por se tratar de povo lidando com o povo de forma concreta, nos ambientes paroquias e nas comunidades. Neste sentido, ser Leigo, ser discípulo significa ser missionário.

Questões:

1 – Leigos e Leigas, conforme o Documento de Aparecida, são chamados a participar do processo de evangelização. Na sua concepção, qual o âmbito da missão missionária do Laicato?

2 – Quem, segundo Aparecida, não pode ser esquecido no processo evangeliza-dor?Em sua comunidade desenvolvem-se projetos que têm o pobre como sujeito da Evangelização? Poderia, brevemente, descrevê-los?

Leia mais textos da série sobre o Ano do Laicato