Aula de abertura do 2º Semestre discute o Sínodo para a Amazônia

Na manhã do dia 25 de julho deu-se o início das atividades do Segundo Semestre de 2018 da Itepa Faculdades. Na ocasião o Professor Padre Ivanir Rodighero, diretor administrativo da Itepa Faculdades, acolheu os acadêmicos, professores e corpo técnico, que retornam às suas atividades, contextualizando o momento acadêmico e eclesial.

A aula inaugural do Segundo Semestre foi ministrada pelo Professor Padre Ari Antonio dos Reis, que discorreu sobre o Sínodo para a Amazônia. Padre Ari destacou que, anterior ao Sínodo, deu-se a criação do Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM que, com o lançamento da Encíclica Laudato Si’, questionou-se por como estudar a Encíclica e por como tornar o REPAM conhecido. Frente a isso, desenvolveu projetos que para responder tais questionamentos e esta realizando o mapeamento das ações eclesiais presentes na Amazônia.

Em 2017, o Papa Francisco anunciou a realização do Sínodo, tendo por objetivo olhar para evangelização dos povos presentes na Amazônia, em especial os povos indígenas. Padre Ari destacou que o Sínodo já está acontecendo, com o lançamento do Documento Preparatório e pela realização das Assembleias Territoriais com coleta e sistematização de contributos para o Sínodo. O Sínodo culminará em Roma, em Outubro de 2019.

Na sequência, Pe. Ari realizou uma explanação geral sobre o Documento Preparatório “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, que apresenta a metodologia ver, discernir e agir. Após, foram apresentadas as questões presente no questionário do Documento.

Faça o download do  Documento Preparatório “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”

Na segunda parte da manhã, deu-se a leitura e discussão da síntese da avaliação feita pela comunidade acadêmica na Reunião da Coordenação Pedagógica de 29 de junho de 2018.