Encerramento do 9º Curso da Escola de Evangelizadores e do Curso de Iniciação à Vida Cristã

No dia 05 de julho de 2018, quinta feira, na Catedral Nossa Senhora Aparecida foi celebrada, com uma missa em ação de graças, a conclusão do 9º curso da Escola de Evangelizadores e do Curso de Iniciação à Vida Cristã da Área Pastoral de Passo Fundo. Os atos religiosos, então, realizados propiciaram que os participantes se colocassem numa postura de filial agradecimento a Deus e à Arquidiocese de Passo Fundo pela oportunidade oferecida e pela proteção dispensada ao longo do processo de estudos. Em suas preces, Leigos e Leigas Cristãos/ãs, em uníssono, agradeceram pela oportunidade oferecida e usufruída, que lhes propiciou a assimilação de conteúdos bíblico-teológicos em vista de sua missão evangelizadora e capacitando-os, assim, para o exercício de uma catequese renovada. O momento celebrativo contou com a participação de vários Párocos que, com alegria e total disponibilidade, apoiaram os participantes, ao longo do período de estudos desenvolvidos desde agosto de 2016 a julho de 2018,  tendo em vista o seguimento a Jesus Cristo e a participação ativa na vida da comunidade.

O Padre Ivanir Rodighero, Diretor da Itepa Faculdades, na missão de presidir essa assembleia comemorativa, destacou três posturas importantes para a continuação dos estudos:

  1. “Constantemente devemos buscar a sabedoria para fazer germinar e desenvolver a fé e para construir um “bem viver” em harmonia com Deus, com os irmãos e com a natureza.
  2. Certamente, a nossa fé, nos cursos que hoje se encerram, foi se aprofundando e lançando raízes para a continuidade desse seu aprofundamento. Os momentos vivenciados nestes cursos nos questionaram e nos convidaram para fazer uma experiência com Jesus Cristo, partilhando-a com os irmãos.
  3. O mistério exige contemplação permanente e doação constante. A Bíblia nos apresenta pessoas que, ao longo de suas vidas, saíram de si mesmas, se doaram aos irmãos com amor e constantemente foram assumindo e criando fatos novos”.

Ao final do ato celebrativo foi realizada a profissão de fé e a leitura de uma carta-síntese, evocando os temas de estudo abordados na realização dos dois Cursos. Um dos itens dessa carta reza: na diversidade das grandes questões humano-sociais nos colocamos em comunhão com a Igreja, testemunhando assim o conteúdo social e cristão do Evangelho e reafirmando com o Papa Francisco que a política deve sempre estar ligada aos ensinamentos de Jesus. Por último, foi realizada uma confraternização no salão da própria Catedral que se tornou espaço para diálogos fraternos e de partilha da vida.