V Seminário Arquidiocesano da Pastoral da Saúde

V Seminário Arquidiocesano da Pastoral da Saúde
V Seminário Arquidiocesano da Pastoral da Saúde

Nos dias 25 e 26 de maio de 2018, a Itepa Faculdades em parceria com a Pastoral Arquidiocesana da Saúde promoveu o V Seminário Arquidiocesano da Pastoral da Saúde, pondo em discussão e aprofundamento o tema O Direito à Saúde. O Seminário contou com o apoio da Arquidiocese de Passo Fundo, Secretaria Municipal da Saúde de Passo Fundo, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Universidade de Passo Fundo – UPF e do Hospital São Vicente de Paulo – HSPV.

Tendo como público alvo Agentes de pastoral, profissionais da saúde, membros de conselhos de saúde, acadêmicos do bacharelado em teologia e dos cursos de saúde, serviço social e educação, o seminário contou com ampla participação de agentes  de Passo Fundo e região, bem como das Dioceses que compõem a Itepa Faculdades.

Na sexta-feira, 25 de maio, deu-se o lançamento do livro Nos Passos de Maria: Reflexões sobre Romarias Marianas, fruto de uma longa jornada de pesquisas, estudos e reflexões iniciadas no declinar da década de 1980. Também deu-se o lançamento do Número 122 da Revista Caminhando com o Itepa, trazendo à reflexão o tema Cristãos Leigos e Leigas: sal da terra e luz do mundo.

O Seminário contou com ampla programação, iniciando com a palestra A Dimensão Espiritual do cuidado com a saúde, ministrada por Dr. Eymard Mourão Vasconcellos da Universidade Federal da Paraíba.

No sábado, pela manhã, desenvolveram-se dois painéis. O primeiro, intitulado o direito constitucional à saúde e a tensão frente às Políticas Governamentais, coordenado pelo prof. Pe. Rene Antonio Zanandréa, contou com os painelistas Prof. Dr. Édison Martinho da Silva Difante, UFFS e UPF e da Drª Carla Beatrice Gonçalves, Secretária da Saúde de Passo Fundo. O segundo,  coordenado pelo Prof. Pe. Ari Antonio Reis, trouxe como tema o direito à saúde, um problema social e respostas da sociedade: Problematizando a questão e iniciativas de solução, com os painelistas Dr. Eymard Mourão Vasconcelos, Luiz Bassegio e Jorge Kaiano, coordenadores do Projeto Justiça Econômica.

Na parte da tarde, foram realizadas seis oficinas, proporcionando a reflexão sobre a Produção de fitoterápicos, a alimentação saudável e livre de agrotóxicos,  o cuidado com as crianças, com os idosos, com os povos e etnias e sobre a Pastoral dos Doentes. Ao final das oficinas, deu-se um momento de partilha entre todos os participantes, possibilitando que os conhecimentos produzidos em cada uma delas fosse compartilhado.

Ao termino do encontro, Dr. Eymard Mourão Vasconcelos proferiu suas considerações finais, refletindo sobre o Direito à Saúde e o compromisso Cidadão-Cristão.