Revista CCI, Edição 122 – Cristãos leigos e leigas

Cinquenta anos pós-Concílio Ecumênico Vaticano II, o novo pentecostes da Igreja continua vivo e impulsiona os discípulos e discípulas de Jesus Cristo na busca de seus lugares de servidores e servidoras do “Alter”, em vista da ampliação e do fortalecimento dos sinais históricos do Reino de Deus, na medida em que são incluídos, preferencialmente, os mais necessitados e os excluídos. O espírito desse Concílio, renovando-se na Exortação Pós-sinodal Christifideles Laici, além de oferecer uma leitura sobre as orientações do Vaticano II a respeito do laicato, retomam e afirmam o significado positivo dos fiéis leigos e leigas como Povo de Deus: sujeitos ativos na Igreja e no mundo (cf. ChL 42 e 59).

O rumo dado à caminhada da Igreja a partir do Vaticano II, ou seja, a eclesiologia proposta por este Concílio, recoloca o laicato na dinâmica eclesial, compreendendo-o como sujeito da evangelização. Para o Vaticano II, os leigos e leigas são “cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei. Realizam, segundo sua condição, a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo” (LG 31; cf. DAp 209). Portanto, na eclesiologia do Vaticano II todo o Povo de Deus, formado pelos ordenados, pelos religiosos e por leigos e leigas, é chamado a viver as dimensões messiânicas inerentes ao sacramento do batismo. É preciso recuperar a consciência de que, pelo batismo, todos, em igual dignidade, são sacerdotes e sacerdotisas, profetas e profetisas, sendo chamados a exercer estas funções “na Igreja e no mundo”.

Leigos e leigas exercem o sacerdócio batismal formando a assembleia celebrativa. Esta congregação dos batizados e batizadas torna-se sacramento da presença de Deus. Como disse Jesus: “onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18,20). É a assembleia celebrativa, congregada em nome da Trindade Santa, que pode dizer com toda força e convicção “O Senhor está no meio de nós!”. Nesta assembleia, todos e todas são co-celebrantes. Pelo batismo são “consagrados para ser edifício espiritual e sacerdócio santo” (LG 10).
Segundo o Papa Francisco “o Concílio não olhou os Leigos como membros de segunda categoria, a serviço da hierarquia e simples executores de ordens provenientes do alto, olhou-os como discípulos de Cristo que, através do Batismo e sua inserção no mundo, são chamados a animar todo ambiente, atividade e relação humana segundo o espírito do Evangelho. Ninguém melhor que os leigos pode desempenhar a tarefa essencial de inscrever a lei divina na vida da cidade terrena”.

Em resposta aos apelos deste memorável Concílio, a Igreja Católica lançou no Brasil o Ano do Laicato, que vem ocorrendo ao longo do ano litúrgico de 2018, ou seja, de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018. Um ano voltado à reflexão sobre o papel do laicato na “Igreja e na Sociedade”, pode constituir-se, sem dúvida, num momento de avanço pastoral. Como Povo Santo de Deus, os leigos e leigas são “o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5,13-14), sendo, em primeiro lugar, sal e luz em sua própria paróquia ou comunidade, patamar de irradiação dos raios da evangelização sobre a sociedade mais abrangente que hoje caminha titubeante sobre areias movediças porque está guiada por fátuas promessas de bem-estar.

O chamamento do Vaticano II e da CNBB ressoou sonoramente na Itepa Faculdades. Longos momentos de reflexão, de estudos e assessorias desafiaram seus membros para a realização de sistematizações com potencialidade para subsidiar uma pastoral sempre mais engajada e para dar respostas às inquietações que emergem, em primeiro lugar, das Igrejas particulares da Província Eclesiástica de Passo Fundo. Como síntese desse processo esta Instituição de Ensino Superior (IES) coloca à mão de todos os cristãos desse espaço eclesial, presbíteros, religiosos e leigos, a revista “Caminhando com o Itepa – CCI”, número 122, intitulando-a Cristãos Leigos e Leigas: sal da terra e luz do mundo. Participam dessa produção acadêmica docentes-pesquisadores desta IES e convidados que se debruçam sobre o tema.

Nesta edição você encontrará:

  • Laicato no Brasil: do protagonismo à marginalidade, texto de Vanildo Luiz Zugno
  • Profecia do Laicato: diaconia para um mundo novo, texto de Marcelo Barros
  • Está um/a cristão/ã dispensado/a de defender os Direitos Humanos!?: Breve reflexão sobre o leigo e a leiga católico/a e os direitos humanos, texto de Paulo César Carbonari
  • Os desafios atuais para o protagonismo dos leigos e leigas na Igreja e no Mundo, texto de Sérgio Ricardo Coutinho
  • Leigo e Leiga: identidade e missão na Igreja e na Sociedade, texto de Marilza José Lopes Schuina
  • A formação dos leigos e leigas para a conversão paroquial, texto de Clair Favreto e Lucas André Stein
  • Um cidadão do mundo no coração da Igreja e um membro da Igreja no coração do mundo (Puebla): Entrevista com João Maria Cardoso da Silva, coordenador da Pastoral Arquidiocesana de Passo

Veja aqui a versão completa em PDF [em breve]
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br, ou preencha formulário aqui.

Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa – Cristãos leigos e leigas: Sal da terra e luz do mundo
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 122
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Abril/2018
Páginas: 152