OSIB reúne formadores do RS

reunião osib

Formadores, Diretores Espirituais e Reitores de Seminários das Dioceses do RS reuniram-se em Santa Maria para o seu Encontro anual. Promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), RS, o Encontro realizou-se nas dependências das Faculdades Palottinas (FAPAS), de Santa Maria, nos dias 19 e 20 de março deste ano e contou com a presença de padres que trabalham na formação da maioria das Dioceses e Províncias do RS.

Alguns formadores já chegaram no domingo à tardinha, dia 18, e foram acolhidos nas Casas de Formação e Seminários diocesanos e Palottinos de Santa Maria. No dia seguinte, 19, os formadores concelebraram na missa da Basílica Nossa Senhora Medianeira, às 9h, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Hélio Adelar Rubert, na festa litúrgica de São José. Na missa concelebraram também os bispos Dom Adelar Baruffi, Dom José Gislon e Dom Gílio Felício que também participaram do Encontro dos formadores.

Em seguida todos os formadores e os bispos presentes dirigiram-se à FAPAS, sede do Encontro, onde foram acolhidos pelo seu diretor Pe. Antônio Dalla Costa e pelo arcebispo de Santa Maria. Logo após, iniciaram as atividades de aprofundamento do tema do Encontro: os jovens, a fé e o discernimento vocacional, assessorados pelo bispo referencial do RS do setor juventude e bispo de Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi. O dia foi concluído com um jantar de confraternização no Seminário Maior Bom Pastor, da Diocese de Cruz Alta, recentemente erigido.

No dia 20 houve assembleia anual da OSIB-RS coordenada pelo seu presidente padre Clair Favreto, reitor do Seminário Maior São José da Diocese de Erexim. O secretário da OSIB Pe. Daniel Feltes, formador da Filosofia da Arquidiocese de Passo Fundo, leu a ata da assembleia anterior e, em seguida, os formadores partilharam os aprofundamentos e desafios do Encontro Nacional de Formadores ocorrido em Aparecida-SP entre os dias 10 a 14 de julho de 2017, sob assessoria de Dom Jorge Carlos Patrón, secretário da Congregação do Clero em Roma. Aproveitaram a ocasião para partilhar também como está o andamento da OSIB nas Províncias Eclesiásticas do RS e das Escolas de Formação para Presbíteros Formadores no Brasil.

Durante a assembleia, o tesoureiro da OSIB-RS, Pe. Ildomar Danelon, fez a prestação de constas das contribuições das Arquidiocese e Dioceses do RS e das despesas da Organização e comunicou sua saída da OSIB por ter sido nomeado pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, de Morrinhos do Sul e Mampituba, Diocese de Osório. Por este motivo, foi eleito o novo tesoureiro sendo escolhido o Pe. Silmar Antônio Possa, da Arquidiocese de Porto Alegre.

No final da assembleia foi escolhida a Província de Pelotas para sediar o Encontro do ano que vem que será entre os dias 25 e 26 de março e onde serão aprofundadas as Novas Diretrizes Nacionais da Formação. Depois de breve avaliação do Encontro, Dom José Gislon, referencial do setor ministérios da CNBB Sul 3 e que participou de todo o Encontro, dirigiu sua palavra incentivando os formadores da importância da missão e exortando a todos assumirem o novo projeto “cada comunidade uma nova vocação”, a acompanhar homilias e exortações do Papa Francisco para seminaristas e formadores, a importância da presença dos diretores espirituais nos Seminários e de ouvir os párocos que acolhem seminaristas para os estágios pastorais.

O Encontro foi avaliado como muito positivo e serviu para a comunhão entre os formadores do RS, troca de experiências e de aprofundamentos dos desafios que se apresentam para os responsáveis pela formação dos futuros presbíteros do Rio Grande do Sul.

Pe. Clair Favreto
Presidente Regional da OSIB e professor da Itepa Faculdades