Nos Passos de Maria: Reflexões sobre Romarias Marianas

Cultura e Religiosidade Popular, VI Volume. Este é o âmbito da obra que ora se põe a público, intitulada Nos Passos de Maria: Reflexões sobre romarias Marianas, fruto de uma longa jornada de pesquisas, estudos e reflexões iniciadas no declinar da década de 1980 no, então, novel Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, fundado em 1988. O estudo objetivava aproximar-se da religiosidade popular mariana na região das Dioceses do Interdiocesano Norte – Internorte, da CNBB-Sul Três: Erechim, Frederico Westphalen, Passo Fundo e Vacaria, associadas fundadoras desse Instituto.

Esta caminhada investigativa que objetivava dar respostas aos apelos do Ano Mariano, promulgado pelo Papa João Paulo II, na aurora do ano de 1988, teve seu início sinalizado pelo levantamento de informações sobre as manifestações religiosas marianas de cunho popular, presentes entre a população do norte/nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram colhidos mediante a observação participante em romarias ou festividades marianas e a realização de entrevistas com fieis presentes nesses atos religiosos.

Estão inseridos nesta obra os resultados dessas investigações que foram complementadas com textos de autoria de especialistas que aprofundaram a reflexão sobre indicadores (categorias) que emergiram da investigação realizada.

A obra divide-se em três partes. A primeira, está integrada com os textos referentes às romarias anuais de Nossa Senhora Aparecida e de Nossa Senhora da Santa Cruz. Os textos da segunda parte oferecem um quadro compreensivo da devoção mariana, fundamentando-os histórica-bíblica e liturgicamente. Por último, na terceira parte, encontram-se textos selecionados que contribuem para o aprofundamento da compreensão histórico-antropológica e social das romarias analisadas tendo como horizonte uma evangelização encarnada no seu tempo, realizando-se para o anúncio do Reino de Deus, mediado por Maria.

No ano em que a Igreja no Brasil celebra os 300 anos do encontro de Maria por três pobres pescadores em trabalho de pesca nas águas do Paraíba, e os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima a três crianças, igualmente pobres, a presente obra insere-se na gama de reflexões, que se produzem e reproduzem no mundo católico universal. Sintetiza estudos, reflexões, escritas e reescritas e representa o esforço de pesquisadores e jovens acadêmicos, inscritos no processo de iniciação científica que, unidos se desafiaram à realização de uma primeira escalada para aproximar-se de um elemento importante na área da Mariologia: a devoção popular mariana e o seu papel no processo de evangelização.

Nos Passos de Maria reúne os seguintes textos:

  • Apresentação, por Dom Rodolfo Luís Weber
  • A Romaria da Nossa Senhora Aparecida, por Pe. Ivanir Antonio Rodighero e Equipe de Pesquisa
  • O legado sociopedagógico das Aparições de Nossa Senhora da Santa Cruz, por Selina Maria Dalmoro e Equipe de Pesquisa
  • Virgem Mãe, Filha do Teu Filho! O desenvolvimento dogmático da mariologia, por Dom Leomar Antônio Brustolin
  • O Itinerário de Maria de Nazaré na Sagrada Escritura, por Pe. Jair Carlesso
  • A presença de Maria na Liturgia, por Pe. Eberson Fontana
  • O vinho bom de Caná da Galiléia: uma reflexão teológica-espiritual sobre as Bodas de Caná, por Pe. Ivanir Antonio Rodighero
  • Maria e as vocações, por Pe. Mateus Danielli, Pe. Ivanir Antonio Rodighero e  Selina Maria Dalmoro
  • Maria e a missão presbiteral, por Pe. Ari Antônio dos Reis
  • Maria da libertação na vida das mulheres urbanas e camponesas, por Vanderléia Laodete Pulga
  • Mariologia em perspectiva teológica-pastoral, por Pe. Rogério Luiz Zanini

Para adquirir esta obra, contate-nos.

Informações técnicas
Título:
Nos Passos de Maria: Reflexões sobre Romarias Marianas
Organizadores:
Pe. Ivanir Antonio Rodighero e Selina Maria Dalmoro
Ano:
2018
Editora:
Saluz
Local:
Passo Fundo
ISBN:
9788569343400
Páginas:
 349 páginas