Revista CCI, Edição 72 – Espiritualidade

Estamos profundamente acostumados às abordagem sócio—políticas nas últimas Campanhas da Fraternidade — família, exclusão, política, encarcerados, educação, desemprego, dignidade humana e paz (ecumênica). drogas, índios e pessoas idosas — que, num prímeiro momento, parece inadequado e inoportuno a discussão em torno de um tema ecológica neste ano.
A proposta de refletirmos sobre a água, contanto, é mais do que atual e necessária. Urge tomarmos consciência sobre a importância vital que representa a água para a nossa vida e do mundo, bem como de sua preservação e devida (e responsável) utilização. Não somente porque a água nos custa (e poderá custar muito mais!), mas, principalmente, porque ela poderá vir afeitar.
É de nosso “conhecimento escolar” que uma percentagem extremamente baixa da água exixtente no mundo é potável. Contudo, como ela está incerida em nosso dia-a-dia – é nos algo tão comum beber água, tomar banho, limpar a casa… —, não percebemos cuidado que temos de ter para com este líquido precioso e vital. O simples fala de a usufruirmos cotidianamente já denota sua importância para nossa vida — não vivemos sem ela!
Não há, pois, somente uma “dimensão” ecológica para a água. Ela é fonte da nossa vida e do mundo. Urge que voltemos para uma espiritualidade mais ecológica que nos responsabilize e na faça conscientes de nossa presensa e participação na criação.
[…] A todos uma boa Leitura.
Trecho do editoria, por Jacson Rodrigo Pinheiro

Nesta edição você encontrará:

  • Ecologia e espiritualidade: para uma terra onde corre leite e mel (Ex 3,8), texto de Pe. Ivanir Rampon
  • Deus no discurso filosófico da pós-modernidade, texto de Pe. Odêmio Antônio Ferrari
  • Por uma espiritualidade mais ecológica e mais humana, texto de Claudir von Dentz
  • Entre outros

Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br

Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa – Espiritualidade
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 72
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Março/2013
Páginas: 65