Revista CCI, Edição 67 – Metodologia Histórico-evangelizadora

A Revista Caminhando com o Itepa, neste último número de 2002, nos apresenta uma temática de fundamental importância em nossa ação evangelizadora e pastoral. Esta edição é fruto do Fórum sobre Metodologia e Prática pastoral que aconteceu nos dias 10,11 e 12 de setembro de 2002, no campus da UPF, promovido pelo Itepa.
Se a Metodologia é o caminho, o jeito de caminhar, então por certo, deveremos ter claro o ponto de partida e o ponto de chegadada. Com isto presente, nos resta definir o como vamos caminhar, que trilha tomar, o ritmo da caminhada, sem jamais perder de vista o horizonte que está pela frente.
Um motorista no ato de conduzir tem diante de si um enorme para-brisa e um pequeno espelho retrovisor. Se fixar seu olhar durante muito tempo no retrovisor, a possibilidade maior, será a do acidente. Na ação metodológica não é diferente, poderemos pôr tudo a perder se nos fixarmos demasiadamente no ponto de partida. Outro exemplo nos vem do “sábio ancião” que contemplava um equilibrista de circo caminhando sobre uma corda. Descobriu ele que o segredo do equilibrista não estava nos pés, nem nas mãos. O segredo estava nos olhos. O equilibrista caminhava com segurança sobre a corda enquanto seus olhos permaneciam fixos no bastão que o prendia. No momento em que precisava girar para o retorno, perdia de vista seu referênciaç e então cambaleava, quase caia. em seguida recuperava o equilíbiro, pois havia reencontrado o seu referêncial.
Neste sentido, esta edição da revista é um convite à reflexão, estudo e apronfundamento. Quer ser uma contibuição para que nossão ação seja mais operante e eficaz. Não basta fazer, faz-se nescessário que nosso fazer seja organizado, planejado, feito conjuntamente e permanentemente avaliado. Faz-se necessária uma atitude de vigilância do como estamos fazendo.
Cremos que os artigos apresentados são uma excelente contribuição no processo de construção metodológica.
Trecho do editoria, por Pe. Claudio Antonio Prescendo.

Nesta edição você encontrará:

  • Entrevista sobre Metodologia Pastoral com Adailton Altoé
  • Desafios da evangelização diante da atual conjuntura, texto de Pe. Tarcisio Arseni Rech
  • Partilha dos relatórios dos grupos de estudos
  • Partilha dos relatórios dos convidados para o fórum
  • O fórum sobre metodologia: uma tentativa de teorização do saber popular, texto de Pe. Wilson Pedro Lill
  • Monografias do 4º ano
  • Entre outros

Veja aqui a versão completa em PDF
Para assinaturas e informações sobre edições anteriores envie e-mail: revista@itepa.com.br

Informações técnicas
Título: Revista Caminhando com o Itepa – Metodologia Históco-evangelizadora (MHE)
Autor: Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – ITEPA FACULDADES
Número: 67
ISSN: 1677-860X
Mês/Ano: Novembro/2002
Páginas: 70